17 de abril de 2009

a bem da verdade desportiva

O que o sr. Papa realmente disse (a SIDA, o preservativo & etc.):

Philippe Visseyrias, «France 2»: Santidade, entre os muitos males que atormentam a África, existe também e sobretudo o da difusão da SIDA. A posição da Igreja católica sobre o modo de lutar contra ela é com frequência considerado irrealista e ineficaz. Vossa Santidade enfrentará este tema durante a viagem?

Bento XVI - Eu diria o contrário: penso que a realidade mais eficiente, mais presente em primeira linha na luta contra a SIDA é precisamente a Igreja Católica, com os seus movimentos, com as suas diversas realidades. Penso na Comunidade de Santo Egídio que faz tanto, de modo visível e invisível também, na luta contra a SIDA, nos Camilianos, em muitas outras realidades, em todas as Irmãs que estão à disposição dos doentes...
Diria que não se pode superar este problema da SIDA só com dinheiro, mesmo se necessário; mas se os africanos não ajudam (assumindo a responsabilidade pessoal)não se pode superá-lo com a distribuição de preservativos: ao contrário, aumentam o problema. 
A solução pode vir apenas da conjugação de dois factores: o primeiro, uma humanização da sexualidade, isto é, uma renovação espiritual e humana que inclua um novo modo de comportar-se um com o outro; o segundo, uma verdadeira amizade também e sobretudo pelas pessoas que sofrem, a disponibilidade à custa até de sacrifícios, de renúncias pessoais, para estar ao lado dos doentes. E estes são os factores que ajudam e proporcionam progressos visíveis.
Diria, pois, que esta nossa dupla força de renovar o homem interiormente, de dar força espiritual e humana para um comportamento justo em relação ao próprio corpo e ao do outro, e esta capacidade de sofrer com os doentes, de permanecer presente nas situações de prova. Parece-me que esta é a resposta justa, e a Igreja faz isto e deste modo presta uma grandíssima e importante contribuição. Agradecemos a todos aqueles que o fazem.

(Tradução oficial do Vaticano)

1 Comments:

Blogger jrd said...

Nem o diácono Rui Santos diria melhor.

18 de abril de 2009 às 14:36  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger

www.website-hit-counters.com