22 de novembro de 2004

Caro Tiago,
o santo que procuras é o Santo Isidoro de Sevilha, o santo padroeiro dos utilizadores da Internet.
Piedoso e cheio de zelo, Isidoro foi um dos homens mais cultos do tempo e deixou escritos profundos e originais. A sua actividade como bispo foi fecunda e incansável.
Um pouco de história
Isidoro de Sevilla nasceu no ano 560. A família de Isidoro era originária de Cartagena, mas teve de rumar a Sevilha ainda Isidoro era jovem. Aí, por influência do seu irmão mais velho, Leandro, bem como pela formação tida na escola episcopal de Sevilha, recebeu uma esmerada educação, com os melhores autores clássicos.
Em 601, Isidoro tomou o lugar do seu irmão, São Leandro, e foi nomeado Arcebispo de Sevilha. Um dos objectivos de Isidoro foi converter os visigodos ao Cristianismo. Há muitos relatos sobre o modo como Isidoro o fazia: «Este bienaventurado sancto con la abundançia de su sabiduría y con el verdadero sentido de las sçiençias todas, confundió y destruyó los Herejes de aquel tiempo, disputando contra ellos públicamente muchas vezes y predicando a todos la cathólica verdad». Como vês, é um bom método para lidar com hereges como tu.
Isidoro de Sevilha teve um papel importante na administração da Igreja. No quarto Concílio de Toledo, a que presidiu, Isidoro determinou a regularidade anual dos sínodos, o que até então não se verificava.
Quanto à educação, foi determinante a influência de Isidoro. Decretou que devia ser obrigatória uma escola em cada Diocese, algo que só vários séculos depois foi instituído por Carlos Magno.
Em 636, Isidoro sentiu que o seu fim chegava. Mortificava-se com uma serapilheira, que vestia por baixo da roupa e andava sobre cinzas. Morreu em 4 de Abril desse ano.
Foi canonizado em 1598 e declarado Doutor da Igreja em 1772. O VIII Concílio de Toledo referiu-se a ele como o «doutor insigne do nosso século, novíssimo ornamento da Igreja Católica, o varão mais sábio dos últimos séculos, cujo nome deve ser pronunciado com reverência».

Pelo seu saber universal - foi o primeiro católico a compilar os conhecimentos universais do seu tempo numa obra enciclopédica intitulada Etymologiae que, entre outros temas, aborda assuntos sobre gramática, medicina, legislação, ciências, geografia e agricultura - foi escolhido como padroeiro da Internet. Ou melhor, dos utilizadores da Internet. Santo Isidoro de Sevilha é comemorado no dia 4 de Abril.

Como sei que gostas destas coisas, deixo-te também uma oração para antes de te conectares à Internet:
Deus eterno e todo poderoso,
que nos criaste à Tua imagem e semelhança
e nos fazes procurar tudo que é bom, verdadeiro e belo,
especialmente na divina pessoa
do Teu Filho unigénito, Nosso Senhor Jesus Cristo,
permite-nos que,
através da intercessão de Santo Isidoro, bispo e doutor,
durante as nossas viagens pela Internet
dirijamos as nossas mãos e o nosso olhar
apenas ao que Vos é agradável
e tratemos com caridade e paciência
todas as almas que encontremos.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amén.

Powered by Blogger

www.website-hit-counters.com