5 de junho de 2004

fome de bola

ONU ACUSA PORTUGAL DE FALHAR COMPROMISSO DE AUXÍLIO A PAÍSES POBRES

A coordenadora do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD), Evelyne Herfkens, acusou hoje Portugal de faltar ao compromisso assumido em 2000 de ajudar os países mais pobres.
Segundo Evelyne Herfkens, Portugal não honrou o compromisso de contribuir com 0,7 por cento da riqueza produzida para ajudar os países mais pobres (...) Segundo a responsável, a maioria dos países que assumiram em 2000 o compromisso de contribuir para este combate com uma percentagem do seu Produto Interno Bruto «cortaram o seu apoio aos países pobres».
Herfkens apelou, por isso, aos mais jovem para fazerem pressão sobre os seus líderes para que os compromissos sejam cumpridos. «Esta é a primeira geração que pode acabar com a pobreza, falta apenas vontade política», argumentou.
Para exemplificar as assimetrias entre os países pobres e ricos, Evelyne Herfkens afirmou que «o que se gasta na Europa em bonecas Barbie daria para garantir a educação de todas as crianças de África».
Insistindo na crítica aos países mais ricos, a responsável da ONU afirmou que, graças à Política Europeia Comum, os mercados dos países mais pobres de África são inundados com o excesso da produção agrícola europeia, o que «destrói os seus mercados».
(notícia completa no Público, via porque morremos, senhor?)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Pão e circo para uns não verem a fome dos outros.

Gostei da contraposição das duas imagens.

timshel

5 de junho de 2004 às 15:36  
Blogger Josefina said...

E onde estão os nossos 0,7%? Se a Evelyne sonhasse andava a pedir por nós ou pelo menos a publicitar o Euro2004...

6 de junho de 2004 às 00:20  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger

www.website-hit-counters.com