2 de junho de 2009

the queen is dead

Luís Figo abandonou mais uma vez o futebol "de alta competição". Parece que não vai voltar a jogar futebol. E daí, talvez vá. Pode ser que lhe apareça um convite tentador para as competiçõezinhas do futebolzinho árabe ou para o soccerzito americano que o façam mudar novamente de ideias.
Figo é o Santana Lopes do futebol. Diz que se vai embora mas, já depois de se despedir, regressa, como aconteceu com o último ano no Inter ou com a selecção nacional - desde que, evidentemente, não seja ao Sporting. Como Santana, tem-se em muito melhor conta do que, na realidade, é ou foi. Como o menino guerreiro, convence sempre a massa acéfala do seu brilhantismo e que os seus insucessos se devem a externalidades - como a malévola indústria em que o futebol se tornou e que manipula resultados para que os poderosos vençam mais facilmente (Euro 2000).
O futebol de Figo, feito de alguma técnica bem trabalhada, muito ginásio e estudado marketing, é produtivo, mecanicamente eficaz e musculado. Durante algum tempo - reconheça-se - foi o melhor centrador-para-a-área do futebol mundial. Nada mais. Não era um jogador de futebol. Era apenas um atleta competente. O que era o futebol funcional e aborrecido de Figo ao lado da indolência mágica (e portuguesa) de, por exemplo, Vítor Paneira?

Agora, o (ex-?)detentor de 2% do capital do saudoso BPN, vem incitar-nos a eleger os deputados da patética máquina do faz-de-conta europeu. Mais uma razão para a abstenção.

7 Comments:

Blogger jrd said...

O Figo em breve não passará de uma passa, pelo que não pode passar despercebida, a sua passagem pela campanha, com este passe em profundidade que deixou o pessoal passado.

Não vem a propósito, mas gosto mais do Rui Costa.

2 de junho de 2009 às 22:48  
Blogger CC said...

Também eu, jrd. Nem se pode comparar.

Conferir coerência aqui: http://particulas-elementares.blogspot.com/2004/06/elegance_108816279853618035.html

2 de junho de 2009 às 23:11  
Anonymous Bruno Santos said...

Enquanto não fizerem a Terceira Circular isso não passa.

3 de junho de 2009 às 01:07  
Blogger jrd said...

Quatro anos são passados mas a opinião, que também é minha, permanece intocável.

4 de junho de 2009 às 23:28  
Blogger jrd said...

CC,
Leia-se cinco anos são passados ( que até podiam ser cinquenta).

Aproveitando a oportunidade, aqui vai um recado para o eufórico BS: Quando for feita a terceira circular -há-de ser-, o "círculo de dentro" vira "quadrado"...

4 de junho de 2009 às 23:35  
Blogger Tiago Gonçalves said...

Ui! Não percebe nada de bola.

8 de junho de 2009 às 02:45  
Anonymous Anónimo said...

Estes blogues benfiquistas.Blargh!

9 de junho de 2009 às 09:15  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger

www.website-hit-counters.com