30 de novembro de 2004

tudo é política

A compra de uma casa é uma decisão política. O facto de a comprar (na verdade, de arrendá-la vitaliciamente ao banco) é uma questão política. A escolha da instituição bancária é uma opção política.
O Millennium oferece boas condições, um spread baixo, patati-patatá? Que fazer? Leva-se a simulação ao Montepio Geral, tornamo-nos mutualistas, e acorda-se o negócio num banco um pouco mais humano.

29 de novembro de 2004

Faltam 10 dias.

26 de novembro de 2004

histórias de amor e totobola

No fim de uma semana intensa de labor, um homem zanga-se com os três colegas de serviço com quem trabalha diariamente no mesmo gabinete. É sexta-feira, dia convencionado na empresa para o casual wear (em que é obrigatório o uso de roupa informal), e o homem, furioso, arruma os seus papéis, desliga o computador, põe a caneta do bolso interior do casaco, pega no telemóvel, nas chaves do carro e nos óculos escuros e sai apressado, batendo com a porta do gabinete, suave, mas firmemente.
Vai em direcção ao carro, decidido a rumar para junto do rio, de modo a aproveitar os últimos momentos do dia de um agradável sol de inverno e desanuviar-se com as sonolentas águas do Tejo. No trajecto para o parque de estacionamento passa por um café. Entra, pede uma bica e um salgado e, enquanto espera que o sirvam, tira quase inconscientemente num boletim do Euromilhões. Pega numa caneta e, antes de começar a preencher o boletim, surge-lhe uma ideia para o critério a adoptar na selecção dos algarismos: o 3, para a estrela, porque os colegas de trabalho são 3; os restantes seis números escolhe-os de acordo com o dia de aniversário e com as idades de cada um deles.

24 de novembro de 2004

fénix

Faltam 15 dias.

22 de novembro de 2004

Caro Tiago,
o santo que procuras é o Santo Isidoro de Sevilha, o santo padroeiro dos utilizadores da Internet.
Piedoso e cheio de zelo, Isidoro foi um dos homens mais cultos do tempo e deixou escritos profundos e originais. A sua actividade como bispo foi fecunda e incansável.
Um pouco de história
Isidoro de Sevilla nasceu no ano 560. A família de Isidoro era originária de Cartagena, mas teve de rumar a Sevilha ainda Isidoro era jovem. Aí, por influência do seu irmão mais velho, Leandro, bem como pela formação tida na escola episcopal de Sevilha, recebeu uma esmerada educação, com os melhores autores clássicos.
Em 601, Isidoro tomou o lugar do seu irmão, São Leandro, e foi nomeado Arcebispo de Sevilha. Um dos objectivos de Isidoro foi converter os visigodos ao Cristianismo. Há muitos relatos sobre o modo como Isidoro o fazia: «Este bienaventurado sancto con la abundançia de su sabiduría y con el verdadero sentido de las sçiençias todas, confundió y destruyó los Herejes de aquel tiempo, disputando contra ellos públicamente muchas vezes y predicando a todos la cathólica verdad». Como vês, é um bom método para lidar com hereges como tu.
Isidoro de Sevilha teve um papel importante na administração da Igreja. No quarto Concílio de Toledo, a que presidiu, Isidoro determinou a regularidade anual dos sínodos, o que até então não se verificava.
Quanto à educação, foi determinante a influência de Isidoro. Decretou que devia ser obrigatória uma escola em cada Diocese, algo que só vários séculos depois foi instituído por Carlos Magno.
Em 636, Isidoro sentiu que o seu fim chegava. Mortificava-se com uma serapilheira, que vestia por baixo da roupa e andava sobre cinzas. Morreu em 4 de Abril desse ano.
Foi canonizado em 1598 e declarado Doutor da Igreja em 1772. O VIII Concílio de Toledo referiu-se a ele como o «doutor insigne do nosso século, novíssimo ornamento da Igreja Católica, o varão mais sábio dos últimos séculos, cujo nome deve ser pronunciado com reverência».

Pelo seu saber universal - foi o primeiro católico a compilar os conhecimentos universais do seu tempo numa obra enciclopédica intitulada Etymologiae que, entre outros temas, aborda assuntos sobre gramática, medicina, legislação, ciências, geografia e agricultura - foi escolhido como padroeiro da Internet. Ou melhor, dos utilizadores da Internet. Santo Isidoro de Sevilha é comemorado no dia 4 de Abril.

Como sei que gostas destas coisas, deixo-te também uma oração para antes de te conectares à Internet:
Deus eterno e todo poderoso,
que nos criaste à Tua imagem e semelhança
e nos fazes procurar tudo que é bom, verdadeiro e belo,
especialmente na divina pessoa
do Teu Filho unigénito, Nosso Senhor Jesus Cristo,
permite-nos que,
através da intercessão de Santo Isidoro, bispo e doutor,
durante as nossas viagens pela Internet
dirijamos as nossas mãos e o nosso olhar
apenas ao que Vos é agradável
e tratemos com caridade e paciência
todas as almas que encontremos.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amén.

19 de novembro de 2004

Dejá vu: Mais uma vez no Fonte Nova, outro filme português com a Beatriz Batarda. No final de um dia de trabalho, a caminho de casa, estaciono no parque natural, ainda selvagem, em frente ao Fonte Nova, e vou ao cinema. NOITE ESCURA, de João Canijo. Um filme forte, denso e belo, como pouco se filma em português.
Na sessão das 19:00 h. fui o único espectador. Isso mesmo. Estava sozinho na sala. Sozinho na sala. É esta a minha noção de home cinema.

17 de novembro de 2004

«Embora se considere que, nesta fase, se trata de um assunto essencialmente da esfera da vida interna do PCP, julga-se entretanto adequado tornar público que está em curso, no âmbito do processo de construção de uma solução baseada no trabalho colectivo, uma informação e auscultação aos membros do Comité Central sobre a inclinação consensualizada a que se chegou nos organismos executivos no sentido de uma proposta de eleição de Jerónimo de Sousa como Secretário-geral do PCP, a apresentar ao novo Comité Central (a eleger no 17º Congresso) para sua decisão soberana».
É claro que a escolha do líder de um partido apenas diz respeito aos militantes desse partido. Mas, à semelhança do que se passa nos maiores partidos portugueses (os tais da alternância), e particularmente nestes tempos difíceis, também o PCP vê convergir para si as atenções de quem, embora não sendo militante ou eleitor do PCP, se sente herdeiro do património da Esquerda.

Repito: Tenho admiração (católica) pelos comunistas, pela sua honestidade, pela dignidade de homens que lutaram toda uma vida por um ideal que os transcende. Respeito e admiro a abnegação do passado de luta comunista por um mundo novo, o sofrimento que os comunistas aceitaram tomar como seu, a vida em clandestinidade no tempo opressor da ditadura, o espírito de missão com que enfrentaram o medo e a adversidade, o sacrifício das suas vidas pessoais e familiares. Prezo a coragem com que enfrentaram os perigos, as perseguições que foram vítimas, as prisões, as torturas, as mortes.
É devido à minha formação católica e identificação com a Doutrina Social da Igreja que me revejo nos ideais da Esquerda. Por isso, admiro a luta que o PCP tem levado a cabo por encarnar esses valores. Acredito que o papel da política, de todos nós, cidadãos (e cristãos) empenhados, é o de tentar transformar o mundo. Não apenas de administrar as desigualdades e de resignar-se com a desordem das coisas. E essa é uma batalha que o PCP tem travado sem igual.

Ora, como cada português tem o seu político ou a sua ala ou tendência preferida em cada um dos partidos do centrão, também os homens de Esquerda olham para o PCP com sentimentos confusos, entre a esperança e a desilusão. Pode, portanto, perguntar-se (como fizeram os jornais aquando das eleições no PS): qual é o seu secretário-geral do PCP preferido?
O meu? Manuel Carvalho da Silva.

12 de novembro de 2004

crónica algarvia em finais de Outubro

Férias no Algarve pós-Verão. A capital, a sede do Turismo da nação. A sua bela praia. A ilha de Faro, no Parque Natural da Ria Formosa, coberta de lixo: sacos de plástico, latas de bebidas, garrafas, pensos higiénicos, pedaços de madeira, fragmentos de azulejos, pregos, embalagens de medicamentos, caixas partidas, vidros, desodorizantes baratos, pneus, bidons, alcatrão, cocó (de cão?), brinquedos estragados, lenços de papel. Que belo Parque Natural. Que maravilha de Autarquia, que tão bem cuida do seu território.
.
Também em Vale do Lobo, em Almancil, concelho de Loulé, há lixo nas praias de Outubro, mas menos. E diferente. Sim, porque Vale do Lobo é um mimo: uma praia de mar, de areia branca, detentora de bandeira azul, com temperatura média da água no Verão de 22 graus, vigiada pela Capitania, sinalizada, com nadadores-salvadores, equipada com aluguer de guarda-sóis e cadeiras, enquadrada por um restaurante e café. «Esta praia é internacionalmente conhecida e uma das mais procuradas pelo turista exigente que aprecia o requinte e a qualidade do meio envolvente.
Em Vale do Lobo, a poucos passos da luxuosa habitação ou hotel, o turista tem ao seu dispor uma vasta oferta desportiva e de lazer caracterizada pela diversidade, salientando-se a prática do golfe, ténis e desportos náuticos, ou a quietude de um passeio por entre pinheiros e espaços ajardinados bem cuidados
».
Os estrangeiros ricos poluem menos, são pessoas mais civilizadas e gostam de preservar o seu espaço. Mesmo o pouco lixo que há na praia de Vale do Lobo tem outra classe: as garrafas de água são da Evian (água mineral dos Alpes franceses), os frascos de perfumes da Chanel (oh, Nicole!), os pedaços de madeira são apenas de nogueira, os pneus slick, os sacos de plástico têm cores pastel, suavezinhas, os vidros são antigos, grossos e opacos, os pensos higiénicos exibem delicadas texturas e os brinquedos nem se encontram à venda no Toys R Us.

Algarve: as belas construções do mais puro cimento, edificadas em cima das dunas, ao longo de toda a costa, expressando cada uma delas a excelência da arquitectura portuguesa, a diversidade das suas correntes e conceitos estéticos; a rica sensibilidade pato-bravística e o rigor e contenção dos autarcas algarvios; a interminável betonização do património paisagístico, natural e cultural, através dos "equipamentos hoteleiros de grande qualidade"; o ordenamento urbano em nada inferior aos subúrbios das megacidades da América Latina.
O Algarve com a bonita e gratuita Via do Infante (era só o que faltava, esta gente pagar portagens, como as bestas de Lisboa...); com a nossa Secretaria de Estado do Turismo (e quem mais que o ALgarve precisa de apoio ao turismo?); com o seu imponente estádio de futebol de 66.511.456 €uros (13.334.349.720$00), que serve clubes com a dimensão e o estatuto de um Olhanense (da Liga de Honra), um Louletano ou um Farense (ambos II Divisão B), e onde a assistência média por jogo ronda os 2.500 espectadores.










Mas, para além do sol, do calor e de algumas praias (quando limpas), produtos típicos do Algarve (e que bem que os algarvios produzem sol e bom tempo!), há vida naquele enclave comercial britânico: a magnífica LIVRARIA SIMÕES, em Faro, onde os livros ainda são tratados como livros, e não como uma mercadoria qualquer (à semelhança do que se passa nos supermercados, mas não só). O Sr. Carlos Simões, livreiro há mais de 20 anos, sabe de que são feitos os livros, dos mundos que cada um deles transportam. Recusa best-sellers, se os best-sellers nada mais têm dentro do que uma margem de lucro. Quando o Código da Vinci saiu, o Sr. Simões pediu à Bertrand um único exemplar do livro, porque queria apresentá-lo aos leitores, na estante das novidades. A Bertrand não achou graça e acabou por não enviar nenhum. Quem perdeu? A Bertrand, que não aproveitou a honra de ter mais um livro seu na LIVRARIA SIMÕES.
Lixo deste nem no Parque Natural da Ria Formosa se encontra.

10 de novembro de 2004

bons dias

Regressei de férias, também na Terra da Alegria, onde há amor, almoços grátis, mártires, dinheirinho da Igreja (ah!, pois é...) e se faz publicidade institucional ao Encontro de Lisboa, da comunidade de Taizé.

2 de novembro de 2004

dia de finados: Bush ganhou

Mais de 100.000 civis assassinados falecidos no Iraque, desde que começou a guerra (que, felizmente, acabou em 1 de Maio de 2003). Alguns feridos, todos sem gravidade.


Powered by Blogger

www.website-hit-counters.com